Para escolas
Conforme enunciou o psicólogo da educação David Ausubel, a aprendizagem é significativa quando conexões são feitas entre aquilo que o(a) estudante já sabe e o que estamos oferecemos a ele(a) na escola. Segundo sua famosa Teoria dos conhecimentos prévios, o fator isolado mais importante que influencia o aprendizado é aquilo que o aprendiz já conhece.
Ratificando essa dimensão prática do aprendizado, Paulo Freire, patrono da educação brasileira, entende que há uma pedagogia indiscutível na materialidade do espaço e que dela devemos partir no processo de ensino. Por isso seu método de alfabetização trazia o mundo real do educando para a sala de aula. Ele mostra ainda que no aprendiz o exercício da curiosidade a faz mais criticamente curiosa, mais metodicamente 'perseguidora' do seu objeto.
Milton Santos, esse marco da Geografia mundial e um dos maiores intelectuais negros do Brasil, finaliza nossa base teórica ao ensinar a força do lugar na leitura do mundo contemporaneo. O mundo está globalizado, é verdade. Mas segundo ele, é preciso ler o todo no particular. pois cada lugar tem sua história, seus seres humanos e suas capacidades de se organizar e pensar alternativas para si.
Queremos oferecer à sua escola, alunos e alunas, a oportunidade de conhecer e ler o mundo. Ao voltar para a sala de aula, ele possuirá uma história com o espaço que facultará mais aprendizagem, autonomia e criticidade.